SÃO FILIPE - DJAR FOGO



QUEM SOU?
Em 1790, fui introduzido na ilha de São Nicolau.
Mais tarde, cheguei em Santo Antão e em Fogo e lá, encontrei boas condições ecológicas para meu desenvolvimento.
Os portugueses acham que eu sou o melhor do mundo, mas os outros dizem que sou só o terceiro melhor do mundo...
Muitos gostam de mim mais da parte da manhã mas outros me desejam durante todo o dia.
Posso ser acompanhado de açúcar, de leite, de camoca...
Sou...

O CAFÉ
Hoje, Santo Antão e São Nicolau produzem muito pouco café.
A ilha de Fogo continua cultivando o café mas a produção diminuiu bastante em comparação com o que se cultivava um século atrás.
Mesmo assim o café de Fogo continua a ser procurado e amado, embora seja mais caro que o café importado.
Encontra-se facilmente nas lojas da ilha. Ele é vendido ainda em grãos verdes que o consumidor terá que torrar e moer antes de se deleitar com o sabor único desse café...

DJAR FOGO (ILHA DE FOGO)
Esse estabelecimento no Alto San Pedro em São Filipe oferece artesanato para os turistas mais não só. Lá pode-se também descobrir uma máquina para torrar o café e fazer degustações do café de Fogo.
Já foram lá?
Nós, fomos, e aprendemos muito sobre o arte da torrefação....

Até já, ou seja, até sexta!






DJAR FOGO À SÃO FILIPE

QUI SUIS-JE ?
En 1790, j'ai été introduit dans l'île de São Nicolau.
Plus tard, je suis arrivé à Santo Antão et à Fogo et là, j'ai trouvé de bonnes conditions écologiques pour mon développement.
Les portugais pensent que je suis le meilleur du monde, mais d'autres disent que je suis seulement le troisième meilleur du monde.
Beaucoup m'aiment plus le matin et d'autres me désirent tout au long du jour.
Je peux être accompagné de sucre, de lait ou de camoca (farine de maïs grillé)...
Je suis...

LE CAFÉ
Aujourd'hui, Santo Antão et São Nicolau produisent très peu de café.
L'île de Fogo continue à cultiver le café mais sa production à considérablement baissé en comparaison avec ce qui se produisait il y a un siècle.
Et pourtant, le café de Fogo est encore recherché et aimé, bien qu'il soit plus cher que le café d'importation.
On en trouve facilement dans les commerces de l'île. Il est vendu en grains verts que le consommateur devra torréfier et moudre avant de déguster la saveur unique de ce café...

DJAR FOGO (ÎLE DE FOGO)
Cet établissement situé dans le Alto San Pedro de São Filipe n'offre pas que de l'artisanat au touriste. Là on peut aussi y découvrir une machine à torréfier et faire des dégustations du café de Fogo.
Vous y avez déjà été ?
Nous, oui, et on a beaucoup appris sur l'art de la torréfaction...

À bientôt, plutôt à vendredi !

Des sous-titres en français sont disponibles pour cette vidéo.
Choisissez cette option sur YouTube. 

Comentem por favor este artigo aqui abaixo...
Commentez s'il vous plaît cet article ci-dessous...

1 comentário: